sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ganso, Lucas, Pato... Convocação enterra sonho de geração olímpica

Paulo Henrique GansoAlexandre PatoLucas,Leandro DamiãoSandroDanilo... Esses nomes foram definidos, nos últimos anos, como símbolos de uma nova geração do futebol brasileiro. A ideia era que eles formassem a base da Seleção na Copa do Mundo de 2014. Porém, apenas Neymar, ícone maior da renovação, e Oscar prosperaram na Seleção.

Logo após a eliminação da Copa do Mundo de 2010, a ordem da CBF foi de renovação. A diretoria não engoliu ausências como as de Neymar e Ganso, preteridos, mesmo que no banco de reservas, por jogadores considerados menos talentosos. Mas as saídas de Ricardo Teixeira e Mano Menezes durante o ciclo colocaram essa renovação em dúvida.
A prova definitiva disso foi dada por Luiz Felipe Scolari nesta quarta-feira. Os dois foram os únicos convocados remanescentes das Olimpíadas de Londres, disputadas em 2012 com Mano Menezes no comando do time de futebol. Thiago Silva, Marcelo e Hulk também participaram dos Jogos, mas eram jogadores acima do limite da idade de 23 anos, exceções permitidas pela regra.
Considerados como grandes talentos, jogadores como Ganso e Pato, cotados até mesmo para a última Copa do Mundo, na África do Sul, em 2010, perderam espaço e chegaram ao dia da convocação final sem a menor chance de aparecerem. O declínio da dupla que atualmente joga no São Paulo era indicado já nas Olimpíadas. Ambos foram para o banco de reservas no torneio.
Leandro Damião foi quem substituiu Pato naquela ocasião e se deu bem. Destaque na conquista da medalha de prata, ele foi o artilheiro dos Jogos, mas tudo mudou a partir de 2013. Além da má fase no Internacional, ele ainda se machucou durante a fase de preparação para a Copa das Confederações, o que abriu espaço para Jô. Agora no Santos, ele segue em baixa.
A queda mais difícil de entender é a de Lucas. De “queridinho” do público, principalmente enquanto jogou no São Paulo, ele foi sendo encostado aos poucos após a Copa das Confederações. Mesmo sem ser fã do atleta, Mano Menezes, demitido da Seleção no fim de 2012, já o havia confirmado no Mundial. Quando Felipão assumiu, pensou-se que ele teria mais chances, mas ocorreu justamente o contrário.
Campeão francês no PSG, o jogador terá de ver a Copa pela televisão, assim como outros jovens badalados, casos dos laterais Danilo e Alex Sandro e dos volantes Sandro e Rômulo.
Como ainda são muito jovens, nada impede que esses jogadores voltem a ganhar oportunidades na Seleção depois da Copa. Lucas, por exemplo, vai fazer 22 anos em agosto. Pato, Ganso e Damião farão 25 também no segundo semestre, idade que Sandro completou em março.
Não se pode nem dizer que esses jogadores perderam a posição para rivais mais experientes. Bernard, por exemplo, tem a mesma idade de Lucas, enquanto Willian nasceu no mesmo ano que Pato, Ganso e Damião. Os dois não disputaram as Olimpíadas, mas cresceram na reta final e asseguraram seus lugares.
Confira abaixo a lista de convocados para as Olimpíadas de 2012:
GOLEIROS
Rafael
Gabriel
Neto
LATERAIS
Danilo
Rafael
Marcelo
Alex Sandro
ZAGUEIROS
Thiago Silva
Juan
Bruno Uvini
MEIO-CAMPISTAS
Sandro
Rômulo
Ganso
Oscar
ATACANTES
Neymar
Hulk
Lucas
Leandro Damião
Alexandre Pato

Nenhum comentário:

Postar um comentário